Mineradora vai indenizar por desastre ambiental de 2007 em MG e RJ

A responsabilidade por dano ambiental é objetiva, conforme a teoria do risco integral. Os danos ao meio ambiente que dizem respeito à exploração de uma atividade econômica estão sempre vinculados a ela e, por isso, o explorador da atividade deve garantir a preservação ambiental. Por essa razão, a Mineração Rio Pomba Cataguases foi condenada no Superior Tribunal de Justiça a pagar indenização por danos morais e materiais decorrentes de um vazamento de lama tóxica.

 

O acidente aconteceu em janeiro de 2007 e atingiu cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, deixando várias famílias desabrigadas. Cerca de 2 bilhões de litros de resíduos contaminados por bauxita vazaram da barragem da empresa após uma forte chuva. A decisão do STJ vai orientar a solução de processos idênticos que tramitam nas instâncias inferiores. Foram propostas 3.938 ações envolvendo a mineradora no município de Muriaé e outras 500 em Miraí. 

 

De acordo com o ministro Luis Felipe Salomão, relator, tomando por base os processos já julgados, o entendimento é que existe uma relação causal entre o rompimento da barragem, com vazamento de resíduos químicos, e os danos sofridos pelas vítimas. No caso, a mineradora alegou que não haveria responsabilidade de sua parte, pois não ficou comprovado o nexo de causalidade entre o rompimento da barragem e os danos sofridos pela vítima. Segundo a empresa, a ocorrência de duas fortes enchentes na região, em períodos anteriores, afastaria o nexo causal determinante, capaz de justificar a indenização.

 

Os ministros não concordaram com a argumentação da empresa. Em janeiro de 2007, logo após o acidente, o governo de Minas Gerais determinou o fechamento da Mineração Rio Pombas Cataguases. Um ano antes, em março de 2006, a mesma barragem já havia se rompido, com vazamento de resíduos tóxicos para o ambiente. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.