STF cassa sequestro de R$ 26 milhões de Santo André (SP)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, cassou decisão da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo que determinou o sequestro de R$ 26 milhões da cidade de Santo André (SP) para quitar diferenças em precatório resultante de ação de desapropriação. Segundo Lewandowski, a decisão fere deliberação anterior do STF que previa pagamento do saldo remanescente por meio de expedição de novo precatório, com citação da Fazenda Pública.

O município argumentou no STF que a decisão do TJ-SP foi tomada com base no artigo 78 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, incluído pela Emenda Constitucional 30/2000, que foi suspenso parcialmente pelo próprio STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.362.

O artigo 78 do ADCT instituiu parcelamento em dez anos dos precatórios pendentes na data de promulgação da emenda e dos decorrentes de ações iniciais ajuizadas até 31 de dezembro de 1999, e criou a possibilidade de sequestro em caso de vencimento do prazo, omissão no orçamento ou preterição na precedência.

“Dessa forma, não é possível embasar o mencionado pedido de sequestro em dispositivo constitucional que teve sua eficácia suspensa”, afirmou Lewansdowski. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.