NOTA DE PESAR: MINISTRO SEPÚLVEDA PERTENCE (1937-2023)

Quero registrar minha grande tristeza com o falecimento do ministro aposentado do STF José Paulo Sepúlveda Pertence, ocorrido na madrugada de domingo (2/7) em Brasília (DF). Sepúlveda Pertence, mineiro de Sabará, foi ministro da Suprema Corte entre 1989 e 2007. O ministro Sepúlveda Pertence também teve destacada performance como presidente do Tribunal Superior Eleitoral em duas ocasiões: entre 1993 e 1994, quando presidiu a Justiça Eleitoral nas eleições presidenciais, e entre 2003 e 2005.

Egresso do Ministério Público, de onde foi cassado arbitrariamente pelo AI-5, montou escritório de advocacia ao lado do ministro Victor Nunes Leal, que também havia sido arbitrariamente cassado. Procurador-geral da República no governo Sarney, foi um dos membros da Comissão Affonso Arinos, que elaborou o Anteprojeto Constitucional para a Constituição brasileira de 1988. Foi de Sepúlveda Pertence a sugestão da proposta de autonomia do Ministério Público.

Era uma unanimidade como jurista e pessoa humana. O ministro Sepúlveda Pertence era viúvo desde 2016, quando perdeu a esposa, D. Suely. Quero manifestar minha solidariedade aos filhos e netos desse grande homem do Direito que o Brasil perdeu.

Fábio Medina Osório
Titular Medina Osório Advogados

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.