Cade aprova aquisição de Tecnored pela Vale

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, no último dia 30, a aquisição da Tecnored Desenvolvimento Tecnológico, pela Vale. A operação se dará pela aquisição da participação de 31,79% do capital social da Tecnored atualmente em poder do BNDES Participações (BNDESPar).

O contrato prevê, ainda, a aquisição, pela Vale, de 19% do capital social da Tecnored detido pela Logos Tecnocom (Logos). O aval do Cade para a operação está em despacho publicado nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU).

A Tecnored desenvolve uma tecnologia inovadora para o processo de autorredução de minério de ferro para a produção de ferro-gusa. O processo foi batizado de Tecnored.

De acordo com o processo do Cade, a viabilidade do uso dessa tecnologia em escala industrial está em fase de testes, conduzidos em uma usina semi-industrial com capacidade de produção de 75 mil toneladas de ferro-gusa, de propriedade da Companhia Usina Tecpar, subsidiária integral da Tecnored, localizada em Pindamonhangaba (SP). A usina começou a operar em campanhas em 2012.

Segundo informações do site da Vale, a planta de produção de ferro-gusa desenvolvida pela Tecnored não usa os métodos tradicionais adotados nos altos-fornos siderúrgicos. “O ferro-gusa é elemento fundamental para a produção de aço. A inovação permite aumento de produtividade, redução de emissões de CO2 e particulados, flexibilidade de matéria-prima e um corte de custo que pode chegar a 30% na produção siderúrgica”.

Ainda de acordo com a Vale, a tecnologia poderá ajudar a aumentar a vida útil das minas da Vale e reduzir o impacto ambiental, uma vez que possibilita produzir gusa a partir de minérios com diferentes teores e qualidades, e até mesmo com os ultrafinos de ferro, hoje estocados em barragens de rejeito. Ao usar os finos de minério de ferro, é possível reduzir a necessidade de abrir novas áreas destinadas a barragens, que precisam de licenciamento ambiental para serem criadas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.