Nova lei ampliará atuação repressiva do Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve ampliar sua atuação repressiva, disse o presidente do Cade,  Vinícius Marques de Carvalho, em audiência pública no Senado para apresentar um balanço da nova lei de defesa da concorrência  (12.529/2011).

Segundo Carvalho, a nova lei – que completou um ano de vigência em 29 de maio deste ano – ajudou o Cade a analisar somente atos de concentração de empresas  significativos, que possam  ter algum potencial anticompetitivo. Com a redução dessas análises no Cade, segundo ele, agora é possível ampliar a ação de repressão de condutas anticompetitivas. “É bom para que o país que o Cade possa equilibrar sua função preventiva e repressiva. Com a diminuição do número de atos de concentração, o conselho consegue aos poucos se dedicar a condutas anticompetitivas, sua função repressiva”, disse.

O presidente do Cade lembrou que, antes da nova lei, era exigido fossem analisados os atos de  concentração de empresas com faturamento a partir de R$ 400 milhões, mesmo que fosse a compra de um ativo insignificante.  A nova lei definiu o faturamento em R$ 750 milhões.

Carvalho também defendeu, na audiência, a atuação do Cade em atos de concentração entre instituições financeiros. Há uma disputa entre o Banco Central e o conselho para definir a competência de análise e aprovação nesses casos. “Ao Cade cabe coibir condutas anticompetitivas e analisar atos de concentração. O Cade não só tem condições como tem feito isso”, disse.

Carvalho citou exemplos como o acordo feito com o Banco do Brasil para tornar ineficaz cláusulas contratuais que definiam exclusividade na concessão de crédito consignado para servidores públicos. Além de o banco ter se comprometido a ressarcir prejuízos ao Fundo de Direitos Difusos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.