BC e CVM iniciam estudo sobre liquidação de operações de derivativos

BRASÍLIA — O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) constituíram nesta segunda-feira um grupo de trabalho para estudar a viabilidade e a conveniência da liquidação obrigatória de operações no mercado de derivativos. Segundo um comunicado da autoridade monetária, a iniciativa está alinhada com as recomendações do G20.

O grupo será formado por dois servidores de cada órgão para identificar qual o tipo de contrato deve ser liquidado por câmara ou prestador de serviço de compensação e de liquidação.

“A infraestrutura do mercado de derivativos doméstico se encontra em estágio de desenvolvimento mais avançado do que as de outros países, uma vez que todas as operações realizadas no Brasil devem ser registradas em bolsas ou entidades de registro e de liquidação financeira de ativos devidamente autorizadas e, no que concerne especificamente à exigência de liquidação por meio de contraparte central, a maior parte dos contratos de derivativos contratados no país já são liquidados dessa forma”, disse o BC em nota.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.