Evento debate ‘remédios’ para eliminar a corrupção

BRUNO BARCHETTI

 

Aprovada Comissão Especial do ImpeachmentGustavo Lima / Câmara dos Deputados

Aprovada Comissão Especial do Impeachment

Um dos assuntos mais discutidos no momento, o combate à corrupção no País, será tema de palestra na manhã desta sexta-feira (6) em Campinas. A Faculdade São Leopoldo Mandic e o Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP) realizam às 9h, no anfiteatro da faculdade, a palestra “Ministério Público e Judiciário: Remédios para um Brasil sem Corrupção”.
Para discutir o tema participarão do evento o procurador Douglas Fischer, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República, e Fabio Medina Osório, advogado e jurista especializado nas áreas de improbidade administrativa e legislações anticorrupção.
A palestra terá como mediador o juiz federal Jairo Gilberto Schäfer, diretor do Foro de Justiça Federal em Santa Catarina. O evento é gratuito e 350 pessoas fizeram a inscrição pelo telefone ou internet. Os palestrantes darão um panorama do atual cenário jurídico, político e social brasileiro, pela ótica de quem atua intensamente no combate à corrupção no País.
Fischer é coordenador do grupo de trabalho que engloba oito procuradores na Operação Lava Jato, comandado por Rodrigo Janot, procurador-geral da República no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado e jurista Fabio Medina Osório participou da fundamentação do processo do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) em avaliação no Senado.
Convidado pela oposição ao governo, ele defendeu a legitimidade do processo conduzido na Casa. Osório citou o voto do ministro Sepúlveda Pertence no processo de impeachment do presidente Fernando Collor para embasar sua opinião.
“O Senado é soberano na valoração de fatos e provas em matéria de impeachment, na concretização dos conceitos indeterminados da definição legal típica dos crimes de responsabilidade. O enfrentamento da tipicidade cabe exclusivamente a esse Senado”, disse, na semana passada, em audiência diante dos senadores.
Objetivos
José Luiz Cintra Junqueira, diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, destacou que o objetivo da palestra é discutir um tema em voga no Brasil com pessoas que estão envolvidas diretamente no combate à corrupção.
“A São Leopoldo Mandic, em conjunto com o IDP de São Paulo, resolveu trazer para a população informações diretas sobre esse modelo de como tratar a corrupção em benefício do Brasil. Essas pessoas que nós convidamos são ligadas diretamente à gênese da linha anticorrupção”, explicou.
Junqueira afirmou que a faculdade realiza a cada 90 dias palestras de interesse da população. Ele ressaltou que o evento de hoje e não tem nenhum envolvimento político-partidário. “São temas atuais que têm um viés absolutamente social e apolítico. A nossa instituição não tem lado, nós queremos um Brasil para todos. A São Leopoldo, a despeito de ser uma faculdade que tem completa e total inserção na medicina e odontologia, nunca deixará de tratar os temas de interesse da população de Campinas e região”, acrescentou.
A próxima palestra realizada na Faculdade São Leopoldo Mandic será no mês de junho. “Ainda não posso citar os nomes, mas serão pessoas convidadas para falar sobre a importância da saúde pública na política econômica”, afirmou Junqueira.
As palestras são transmitidas simultaneamente para os estudantes nas salas de aula da faculdade.
PERFIL DOS PALESTRANTES
DOUGLAS FISCHER – Procurador-geral da República, coordenador do grupo de trabalho da Operação Lava Jato no gabinete do procurador-geral da República e mestre em Instituições de Direito e de Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FABIO MEDINA OSÓRIO – Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ex-promotor de Justiça no Rio Grande do Sul, jurista e advogado da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
MEDIADOR
JAIRO GILBERTO SCHÄFER – Juiz federal e diretor do Foro de Justiça Federal em Santa Catarina.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.