Consecitrus deve se reunir semana que vem para discutir restrições do Cade

O Conselho dos Produtores de Laranja e dos Exportadores de Suco (Consecitrus) deve se reunir na próxima semana para discutir o cumprimento das restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ao aprovar a formação do colegiado. A informação é do presidente do Consecitrus, João Sampaio.

Uma das restrições impostas pelo Cade foi a de promover mudanças no estatuto, que não contemplava a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) e a Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) de forma igualitária. Outra é a eleição de um novo conselho diretor. Essas determinações devem ser cumpridas no prazo de dois anos.

“As regras foram colocadas de forma muito clara. Os produtores querem o Consecitrus, a indústria quer. Não tem muito o que discutir. A gente pode antecipar”, disse Sampaio nesta segunda-feira (24/3) durante o Global Agribusiness Forum, em São Paulo (SP).

Vencida esta etapa, Sampaio acredita que alguns temas em discussão dentro do ambiente do conselho podem ser definidos de forma mais rápida. Ele mencionou como exemplo o incentivo ao consumo de suco de laranja, que é um interesse comum de toda a cadeia produtiva.

Em relação à formação do preço da laranja, Sampaio acredita que pode haver uma discussão maior. Neste caso, explica, o presidente do Consecitrus, cada representação (indústria e citricultores) terá que constituir suas equipes técnicas e discutir os parâmetros.

“Isso pode demorar um pouco mais, mas em relação aos outros pontos, eu estou bastante otimista sim. Não tem porque demorar”, concluiu.

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.