TAC e Ministério Público: solução ágil e estratégica para conflitos coletivos

TAC e Ministério Público: Interesses Difusos e Coletivos no Meio Ambiente, nas Relações de Consumo e no Mercado Financeiro

O que é um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)? Trata-se de um compromisso assumido perante o Ministério Público, por meio do qual uma pessoa, física ou jurídica, investigada por suposta infração ou ato ilícito, assume determinadas obrigações e, em razão disso, a investigação é arquivada.

Não é necessário confessar qualquer prática ilícita. Na área ambiental, por exemplo, o conflito pode ser resolvido rapidamente e destravar a agenda de desenvolvimento sustentável.

As metas, os prazos e os compromissos devem ser definidos de forma clara, simples e objetiva. As autoridades públicas responsáveis também devem ser envolvidas no acordo.

A solução consensual evita prejuízos reputacionais decorrentes do litígio em juízo.

O advogado responsável pela defesa de quem negocia um TAC precisa ter experiência em negociações e acordos, além de profundo conhecimento da legislação que rege as atribuições do Ministério Público e da matéria objeto do ajuste, que pode envolver meio ambiente, direitos dos consumidores, ordem econômica, mercado financeiro, direito concorrencial, entre outros interesses difusos ou coletivos.

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.