A imprensa comemora a República: memórias em luta no 15 de novembro de 1890

Neste 15 de novembro, gostaria de ressaltar o importante papel das instituições republicanas e, sobretudo, da imprensa, na consolidação da República no Brasil. Sobre a importância de uma mentalidade coletiva e a consolidação das memórias republicanas, trago à baila o artigo de Carla Siqueira, produzido ainda em 1994.

Carla Siqueira

Revista Estudos Históricos 7 (14), 161-182, 1994

O início da República no Brasil, inaugurada em 15 de novembro de 1889, foi marcada pelo esforço pedagógico dos grupos dirigentes, que buscaram legitimar seu poder reformando a” mentalidade coletiva” a partir de novos valores. Neste aspecto, o primeiro aniversário do regime teve importante função: inventar as tradições republicanas. Este artigo pretende compreender como a celebração de 1890 foi inscrita no discurso da imprensa e identificar suas estratégias memorialistas através de suas regras e paradoxos. A autora considera o discurso da imprensa como o” lugar de memória” de uma disputa (republicanos x monarquistas), mas também como um cenário textual sobre o qual se distribui o material semântico e onde um certo número de operações retóricas são realizadas, o que nos permite relativizar a diferença entre republicanos e monarquistas e pôr em evidência determinadas” formas” e” sentidos” que tornam o discurso da imprensa” específico”.

Artigo retirado do site scholar.google

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Posts

Traduzir

Para completar sua inscrição na minha lista de e-mail preencha os dados abaixo

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.